Trilhas de Aprendizagem On-line

Desafio

A BTP (Brasil Terminal Portuário), uma empresa líder setor portuário, enfrentava a necessidade de capacitar sua vasta equipe técnica e operacional de forma eficiente e padronizada, com desafios como:

Público-Alvo

Inicialmente direcionado aos mecânicos de manutenção de equipamentos (nos níveis I, II e III), o público-alvo das trilhas de aprendizagem expandiu-se para incluir eletricistas, assistentes de armazém, programadores de manutenção, planejadores de pátio, profissionais de processos aduaneiros, usuários dos sistemas TOS e SAP, assistentes financeiros, operadores, equipes da área comercial entre outros.

Solução

Iniciou-se esse Projeto com um Piloto focado nos mecânicos de manutenção de equipamentos e que visava criar trilhas de aprendizagem estruturadas e padronizadas para assegurar que os profissionais fossem capacitados nos conhecimentos essenciais para sua função. O objetivo era implantar uma metodologia que fosse escalável para outras funções da empresa.

A Mentor Interativa capacitou os especialistas de conteúdo da BTP, ensinando-os a organizar e formatar os conteúdos em uma Abordagem Andragógica, ou seja, adequada ao aprendizado de adultos. Além disso, foram disponibilizados templates (modelos) que facilitavam a estruturação do conhecimento técnico e garantiam consistência na criação dos conteúdos. Assim, formou-se uma fábrica de conteúdo a qual especialistas da BTP criavam os contéudos e a Mentor Interativa os transformavam em ações de aprendizagem.

O projeto foi implementado em três fases iniciais (por ondas), atendendo os níveis básico, intermediário e avançado dos mecânicos de manutenção. Com o sucesso inicial, a estrutura das trilhas on-line foi expandida para outras áreas e funções da BTP. Ao longo do tempo, foram desenvolvidos mais de 120 cursos, somando aproximadamente 8.000 telas de conteúdo, que estão disponíveis na Plataforma de Aprendizagem (LMS) da BTP.

Resultados

  • Aumento da produtividade: com o conhecimento atualizado, os colaboradores conseguiram otimizar seus processos e aumentar sua eficiência nas tarefas solicitadas.
  • Redução de erros: a padronização do conhecimento técnico contribuiu para a diminuição de erros e retrabalho.
  • Maior engajamento dos colaboradores: a flexibilidade do formato on-line e a personalização das Trilhas aumentaram significativamente o interesse e a participação dos colaboradores nos Programas de Treinamento.
  • Desenvolvimento de novos talentos: as Trilhas de Aprendizagem possibilitaram identificar e desenvolver novos talentos dentro da empresa.

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